(...) "> (...) " />

Associação promove campanha "Amigos na Demência" no Faial

A associação Alzheimer Portugal trouxe ao Faial a campanha nacional "Amigos na Demência" para esclarecer a população sobre a demência e convidar os cidadãos a comprometerem-se ativamente na melhoria do dia a dia destas pessoas.


Naquele que foi o Dia Internacional da Amizade, dia 30 de julho, a Alzheimer Portugal promoveu na Praça da República a campanha "Amigos na Demência" que também esteve presente em mais 20 localidades por todo o país.

"Esta campanha integra-se no movimento global denominado "Dementia Friends" que se integra na Alzheimer Society no Reino Unido que conta já com a adesão de vários milhões de amigos de vários países do mundo", avançou Sara Perry Nava, colaboradora da Alzheimer Portugal, ao Tribuna das Ilhas.

Segundo a colaboradora, "com esta campanha em específico a Alzheimer Portugal pretende responder aos vários apelos internacionais com vista a desenvolver campanhas para que a sociedade se torne amiga da pessoa com demência", explicando que "ser amigo na demência é aprender um pouco mais sobre a demência para depois transformar essa aprendizagem em ação, nomeadamente consensualizar familiares, amigos e outras pessoas".

Para ser amigo na demência basta realizar quatro passos: aceder ao site da campanha, registar- se no site, visionar um pequeno vídeo sobre a demência para aprender um pouco mais e, por fim, comprometer-se com uma ação preenchendo o formulário de compromisso.

Sara Nava afirmou que "pode ser qualquer ação que ajude direta ou indiretamente a pessoa com demência a melhorar o seu dia-a- dia", como por exemplo, "mudar a forma como nos referimos: em vez de falarmos em doente ou demente, referirmo-nos a alguém como pessoa com demência".

"Pode também consistir na consciencialização de familiares e amigos sobre a demência assim como passarmos ou convivermos com uma pessoa com demência que nos seja próxima. Ou ainda tornarmo-nos voluntários da associação Alzheimer Portugal", continuou.

Para ajudar a passar a mensagem, a Alzheimer Portugal contou com a participação de vários jovens voluntários que explicaram às pessoas as cinco mensagens da campanha: "a demência não se resume à perda de memória"; "a pessoa é muito mais do que a demência"; "é possível viver melhor com demência"; "a demência é causada por doenças do cérebro" e "a demência não faz parte do processo de envelhecimento normal".

A Alzheirmer Portugal é uma associação de âmbito nacional, fundada em 1988, e criada especificamente para promover a qualidade de vida das pessoas com demência, seus familiares e cuidadores.


Fonte:

Tribuna das Ilhas (3 de agosto de 2018)



Partilhe esta iniciativa
© Copyright Alzheimer Portugal. Todos os direitos reservados. Developed by Orice Services