Amigos na Saúde e na Demência


Um ano depois do lançamento do projeto “Amigos na Demência”, a Sonae Sierra junta-se à associação Alzheimer Portugal para aumentar a compreensão sobre as demências e convidar os cidadãos a comprometerem-se ativamente na melhoria do dia a dia das Pessoas com Demência.


O mês de Setembro, mês de consciencialização para as necessidades das pessoas com demência - o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer comemora-se a 21 de setembro – foi o escolhido para lançar esta campanha para uma mudança social, que visa mudar a forma como o nosso país pensa, age e fala sobre as demências, contribuindo para reduzir o estigma social.


“Amigos na saúde e na demência” relembra que aquilo que é mais importante para uma pessoa com demência é, também, aquilo que é mais importante para qualquer um de nós: amor e compreensão. Ser amigo é continuar presente e disponível para compreender e apoiar. 


Com esta campanha, a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra e convidam todos os portugueses a serem Amigos na Demência, bastando, para isso, aprender um pouco mais sobre como é viver com demência e assumir um compromisso de uma ação, pequena ou grande, a favor das pessoas com demência. Podem fazê-lo acedendo a www.amigosnademencia.org ou participando nas Sessões de Informação que irão decorrer por todo o país.


O arranque desta campanha é marcado com o lançamento de vários vídeos onde é possível ouvir testemunhos de amigos de pessoas com esta doença, onde se torna evidente que a amizade é o que prevalece em todos os momentos. Aos “Amigos na Saúde e na Demência” juntam-se ainda várias caras conhecidas. 


Margarida Pinto Correia, Sílvia Rizzo, Nuno Markl e Pedro Ribeiro são as figuras públicas que dão a sua voz para relembrar que a amizade é muito mais do que a capacidade de recordar bons momentos.


 

 

“Amigos na Saúde e na Demência” é o mote da campanha que se insere no projeto global Amigos na Demência, liderado a nível internacional pela Alzheimer’s Society no Reino Unido e que já contabiliza mais de 17 milhões de Dementia Friends (Amigos na Demência). A Alzheimer Portugal juntou-se ao movimento global em 2018 e agora lança mais esta campanha, que surge da parceria com a Sonae Sierra. Desde 2013 que a Sonae Sierra tem recebido muitas das sessões “Café Memória” que se têm realizado em todo o país. 


No âmbito da campanha “Amigos na Saúde e na Demência”, de setembro a novembro decorrerão ainda diversas Sessões de Informação “Amigos na Demência” nos Centros geridos pela Sonae Sierra, nas quais são partilhadas as principais mensagens-chave sobre como podemos mudar a forma como pensamos, agimos e falamos sobre a Demência. Com entrada gratuita e aberta a toda a população, as primeiras sessões estão já marcadas para dia 8 de setembro, às 10h30, no Centro Colombo (salas de cinema) e no NorteShopping (Silo-Espaço Cultural). Para além destas sessões, a associação Alzheimer Portugal promove ainda Formações para Embaixadores “Amigos na Demência”, com o objetivo de formar voluntários para se juntarem à campanha e para se tornarem embaixadores, com a duração de cerca de 7 horas.



Fernanda é Amiga na Saúde e na Demência

https://youtu.be/128pyUVAFjQ

 


Sara é Amiga na Saúde e na Demência

https://youtu.be/93xQG-xr5uU

 


Teresa é Amiga na Saúde e na Demência

https://youtu.be/TvRSe7v0ANI

 


Amigos na Saúde e na Demência

https://youtu.be/JVUm-gtoMkk

 

Agenda de sessões de informação e formações para embaixadores aqui.



Partilhe esta iniciativa
© Copyright Alzheimer Portugal. Todos os direitos reservados. Developed by Orice Services