(...) "> (...) " />

Alzheimer Portugal lança campanha

"Amigo na Demência" é o mote para a nova campanha lançada pela Alzheimer Portugal. O objetivo é "mudar a forma como o nosso país pensa, age e fala sobre a demência", de acordo com a informação disponibilizada.

É acrescentado que "pretende-se aumentar a compreensão sobre as demências no nosso país e convidar os cidadãos (incluindo as entidades públicas, as empresas e as organizações do terceiro setor) a comprometerem-se ativamente na melhoria do dia-a-dia das pessoas com demência".

Lançada a 30 de julho, Dia Internacional da Amizade, a iniciativa tem "uma duração prevista de três anos (2018-2020) e é operacionalizada através de três eixos de intervenção: tornar-se Amigo na Demência' online, sessões de informação e parcerias".

No site do projeto é explicado que "os cidadãos tornam-se Amigos na Demência' através do visionamento de um filme para aprender um pouco mais sobre a demência e do preenchimento de um formulário para formalizar o seu compromisso que concretizará a mudança de comportamentos pretendida pela campanha".

Por outro lado, "a partir de 2019, os cidadãos poderão também tornar- se Amigos na Demência' mediante a participação numa sessão de informação realizada por colaboradores e voluntários formados pela Alzheimer Portugal", adiantou a mesma fonte, explicitando que "estas ações terão lugar em todo o país e terão a duração de uma hora".

Quanto às parcerias, é referido que "os poderes e entidades públicas, as empresas e as organizações do terceiro setor também são convidados a associar-se a esta campanha e a assumirem um compromisso, podendo fazê-lo através da sua divulgação, da promoção da aprendizagem sobre a demência e do convite aos seus colaboradores, beneficiários, clientes e a comunidade a tornarem-se Amigos na Demência'".

Relativamente aos objetivos específicos desta campanha destacam-se "aumentar o nível de consciencialização sobre a demência em Portugal; ajudar os portugueses a compreenderem como é que a demência afeta as pessoas; diminuir o estigma associado à demência; e alterar comportamentos para tornar a sociedade amiga das pessoas com demência".

As cinco grandes mensagens que a Alzheimer Portugal pretende transmitir com este projeto são que "a demência não faz parte do envelhecimento normal; a demência é causada por doenças do cérebro; a demência não se resume à perda de memória; é possível viver melhor com demência; e a pessoa é muito mais do que a demência".

Mas afinal o que é um Amigo na Demência'? Segundo a entidade promotora, "é aquele que aprende um pouco mais sobre como é viver com demência e depois transforma essa aprendizagem numa ação (que pode ser pequena ou grande) em favor das pessoas com demência", constatando que "qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ser Amigo na Demência'".

E ainda mencionado que "tornar-se Amigo na Demência' não implica necessariamente oferecer o seu tempo numa base regular ou acompanhar uma pessoa com demência em particular", evidenciando que "pretende-se que o amigo se recorde e ponha em prática o que aprendeu no âmbito da campanha sempre que lidar ou conviver, no seu dia-a-dia pessoal, familiar, profissional ou de lazer, com uma pessoa com demência".

Em relação a atividades concretas que podem ser realizadas, a Alzheimer Portugal foca que "pode ser qualquer ação, desde que de forma direta ou indireta, ajude as pessoas com demência a viver melhor".

Exemplifica com "não usar as expressões 'demente' ou 'demenciado' quando me refiro a uma pessoa com demência; consciencializar os meus familiares e amigos sobre os desafios que as pessoas com demência enfrentam; incentivar os meus familiares e amigos a tornarem-se 'Amigos na Demência'; manter o contacto com uma pessoa com demência que conheço; ou tornar-me voluntário da Alzheimer Portugal".

A mesma fonte sublinhou ainda que "esta campanha integra-se no movimento global Dementia Friends liderado pela Alzheimer's Society no Reino Unido e conta com a adesão de vários milhões de 'Amigos" em diversos países do mundo".

Para conhecer mais sobre o projeto consultar o site www.amigosnademencia.org


Fonte:

Diário do Sul (10 de agosto de 2018)



Partilhe esta iniciativa
© Copyright Alzheimer Portugal. Todos os direitos reservados. Developed by Orice Services